Pular para o conteúdo

Os dez mandamentos do advogado católico

 

1.º) Ir à missa aos domingos (preceito de direito divino: 3.º mandamento do decálogo).

2.º) à medida do possível, não se esquivar de atender às demandas criminais (preceito de direito divino positivo: Mt 25, 36).

3.º) Auxiliar os pobres, preferidos de Jesus (Lc 4,18), patrocinando-lhes as contendas gratuitamente, à medida do possível.

4.º) Envidar esforços em prol da conciliação entre seu cliente e a outra parte no processo, desde que não se vulnere a justiça comutativa.  

5.º) Ser humilde no falar e, principalmente no escrever, a fim de que as pessoas simples consigam compreender as petições, as contestações, os apelos e os pareceres

6.º) Responder com generosidade às consultas jurídicas de seu bispo ou de seu pároco.

7.º) Todo dia rezar ao menos um pai-nosso e uma ave-Maria, pedindo a intercessão de santo Ivo (padroeiro dos advogados).

8.º) Rezar ao menos uma ave-Maria ou uma salve-rainha (“advogada nossa”) imediatamente antes da audiência, requerendo a intercessão de santo Ivo

9.º) Inscrever-se em associação de advogados ou de juristas católicos.

10.º) Nunca deixar de ser estudante de direito, reciclando-se dia a dia.

Autor: Edson Luiz Sampel, presidente da Comissão Especial de Direito Canônico da OAB-SP; membro da Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC) e professor do Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina.  

[bookly-form]