Pular para o conteúdo

A importância da leitura para formar cidadãos

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA FORMAR CIDADĀOS

 A leitura é a chave para o conhecimento e o inicío do processo para as pessoas compreenderem o mundo, a importância das políticas públicas, uma melhor colocação no mercado de trabalho, aprimoramento da escrita etc.

 A leitura é a base da educação, é um direito básico do cidadão, como positivado em nossa carta magna no artigo 6º, in verbis:

“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.

O estado tem o condāo de proporcionar educação, que vem in pari passu a leitura, pois a demanda de conhecimento no mundo de hoje é grande e a escrita e entendimento básico do texto advém de uma educaçāo e de incentivo a cultura, sendo bastante complexo in terrae brasilis.

 A leitura é algo essencial na formação dos cidadãos, desenvolve a criatividade, aumenta o vocabulário, aprimora o conhecimento, além de ajudar na concentração e na construção textual.

A importância de projetos sociais para crianças carentes – incentivo a leitura!!

Nas comunidades carentes é muito difícil encontrar famílias que destinem parte da renda mensal para aquisição de livros, visando o aprimoramento da leitura, pois muitas vezes, com a baixa renda mensal familiar, pouco sobra para este investimento.

O artigo 227 da Constituição Federal dispõe que é dever da sociedade, família e Estado assegurar o direito a cultura e educação:

“Artigo 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Tendo em vista o que dispõe nossa Coonstituição Federal e visando o engajamento social dos menos favorecidos, existem diversas instituições e organizações que realizam campanhas de incentivo a leitura, levando às comunidades carentes livros arrecadados e apresentando-os, principalmente às crianças, e demonstrando a importância da leitura para o desenvolvimento emocional e intellectual, fazendo com que a criança desenvolva senso crítico. Como grande exemplo prático temos a Comissão de Ação Social da 116ª Subseção Jabaquara-Saúde da OAB/SP, a qual realiza diversas ações sociais em prol de famílias menos favorecidas e dentre elas o estimulo à leitura

“Necessitas caret lege”.
“A necessidade não tem lei”.

Post scriptum

As políticas sociais, trabalho hercúleo este, suprindo a necessidade do conhecimento, uma espécie de obrigaçāo suis generis que devemos possuir, suprir a ineficiência do estado, ajudar aqueles que precisam, pondo uma luz no fim do túnel, sendo mais humanizados, dando-lhes o que é de direito, a educaçāo.

Referências

https://leiturinha.com.br/blog/amigos-da-leiturinha-projeto-social-busca-incentivar-o-habito-da-leitura-infantil/https://leiturinha.com.br/blog/amigos-da-leiturinha-projeto-social-busca-incentivar-o-habito-da-leitura-infantil/ 

https://pedagogiaaopedaletra.com/a-importancia-da-leitura-na-formacao-do-cidadao-critico/

Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 ( http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm )

Sobre os autores:

Rafael Souza é acadêmico do 4º ano de Direito da Faculdade Das Américas (FAM). Membro colaborador  da Comissão dos Acadêmicos de Direito da 116ª Subseção Jabaquara-Saúde da OAB/SP.

Érica Roberta Nunes é Advogada civilista, pós-graduada em Direito do Consumidor e pós-graduanda em direito previdenciário; Presidente da Comissão de Ação Social da 116ª Subseção Jabaquara-Saúde da OAB/SP; Membro Efetivo da Comissão Especial de Ação Social e Cidadania da OAB/SP.

Sigam as redes sociais das Comissões envolvidas no projeto:

COMISSÃO DOS ACADÊMICOS DE DIREITO DA 116ª SUBSEÇÃO JABAQUARA-SAÚDE DA OAB/SP.

Facebook: https://www.facebook.com/acadoabjaba/?tn-str=k*F

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCxXhTrbYFTOuQpr6Rbdnm2g 

Instagram: https://www.instagram.com/comissaoacad.oab/?hl=pt-br

COMISSÃO DE AÇÃO SOCIAL DA 116ª SUBSEÇÃO JABAQUARA-SAÚDE DA OAB/SP.

Facebook: https://www.facebook.com/ComissAodeAcaoSocialOABSubsecaoJabaquara/

[bookly-form]